28 de outubro de 2022 | Blog
Assim como as da cozinha, as torneiras para banheiros ou lavabos possuem características específicas que são importantes de serem avaliadas para acertar nas escolhas antes de construir ou reformar.
Para te ajudar nessa tarefa, reunimos as principais informações de cada modelo para que você tenha maior poder em suas mãos na hora de escolher sua torneira para banheiro.
Observe o espaço de instalação da torneira para banheiro
Você precisa saber que as torneiras de banheiro podem variar, principalmente, de acordo com os cenários de instalação e utilização.
Em casa, a principal função de uma torneira instalada em um banheiro é a de facilitar a higienização das mãos e de autocuidado pessoal, como lavar o rosto, fazer a barba, retirar a maquiagem, escovar os dentes, entre outros.
Mas se a instalação for em um lavabo de uma clínica, por exemplo, a maior demanda é para lavar as mãos, no entanto, existe uma particularidade quanto à acessibilidade no acionamento.
Logo de cara, já entendemos que este metal precisa ter características para além da sua beleza e design, a torneira de um banheiro precisa impactar positivamente na rotina diária dos usuários.
Banheiro com Torneiras de Bancada ou Torneiras de Parede?
Depende! Os modelos com instalação na bancada são mais tradicionais em banheiros e por isso possuem maior variedade de designs. Mas assim como a cuba, a manutenção pode ser um pouco desajeitada, já que elas são conectadas por dentro do armário.
As torneiras de parede costumam ser instaladas em banheiros com dimensões mais reduzidas, com a instalação direta na parede, é possível reduzir o tamanho do armário e aumentar a sensação de amplitude no ambiente.
Água Quente na Torneira do Banheiro com Misturador ou Monocomando
Uma diferença importante a se considerar é a maneira como o metal lida com a temperatura da água, podendo misturar ou não a água quente e fria.
Se você já possui um sistema de aquecimento de água, é importante estar atento para não comprar um modelo incompatível com sua instalação hidráulica.
A torneira possui apenas um ponto de instalação e proporciona a água somente na temperatura que ela chega ao metal, podendo ser quente ou fria.
O modelo misturador é mais indicado em instalações que possuem água quente e fria, pois é um metal que possui duas conexões hidráulicas e dois volantes para regular a temperatura de água conforme as necessidades.
Já o monocomando é um tipo de misturador com uma tecnologia mais avançada, proporcionando maior praticidade e conforto no seu banheiro. Esse modelo é capaz de controlar a saída e a mistura de temperatura com apenas uma alavanca ou volante.
Altura da Bica nas Torneiras de Banheiro
Como o mercado está repleto de modelos de cubas e cada uma delas possuem características que favorecem mais ou menos alguns tipos de metais, As opções de bica alta e bica baixa são oferecidas para se adequar a todos os modelos de cuba.
Quando a distância entre a saída de água e a base do metal fica entre 25cm ou mais, consideramos um modelo Bica Alta, proporcionando distância confortável para utilização em bancadas que possuem cubas de apoio ou de sobrepor.
Por outro lado, para banheiros e lavabos que possuem cubas embutidas ou semiencaixe, o modelo indicado é a Bica Baixa, com uma média de 15cm de intervalo entre água e base. Essa distância reduzida evita que a água espirre sobre a bancada ou chão.
Agora que você já se esclareceu sobre as principais diferenças entre os modelos de torneiras para banheiros e lavabos, consegue escolher o modelo ideal para o seu? Aproveite para conhecer todo o portfólio de torneiras, misturadores e monocomandos para banheiro da Leão clicando aqui.
Compartilhar